13 Outubro 2021

Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

No próximo Domingo, 17 de outubro, celebra-se o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza. Esta celebração remonta a 17 de outubro de 1987. Neste dia, mais de cem mil pessoas reuniram-se em Paris, onde foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) para homenagear as vítimas da pobreza, violência e fome. Neste dia a pobreza foi proclamada como uma violação dos direitos humanos. Desde então, pessoas de todas as origens e crenças juntam-se, nesse mesmo dia, para renovar o seu compromisso e solidariedade para com os mais pobres.

Este dia foi criado “com o objetivo de mobilizar decisores políticos, organizações intergovernamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, para corrigirem as causas e consequências da pobreza.” Há várias organizações e entidades que todos os anos, organizam um conjunto de atividades que contribuem para a sensibilização em torno desta temática.

Nesse seguimento, o Centro Social da Paroquia de Arcozelo assinala a data com as referências que considera importante refletir:

  • De acordo com o INE, 17,2% da população em Portugal encontrava-se em risco de pobreza em 2018, referente a mais de 1,7 milhões de pessoas.
  • Um estudo efetuado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos chegou “à conclusão de que 32,9% dos pobres em Portugal são trabalhadores (…) a constatação sugere que ter um trabalho (…) não é garantia para se sair da situação de pobreza.” E “que cerca de um terço das famílias monoparentais (…) estavam, em 2018, em situação de pobreza.” Salienta ainda, “que as situações que mais contribuem para a entrada na pobreza são o Desemprego, a Doença e o Divórcio (os 3 D’s)”.

O Centro Social da Paróquia de Arcozelo ambiciona celebrar este dia, em outubro de 2022, com o planeamento e a dinamização de atividades que possam resultar num maior envolvimento e participação da comunidade. Desta forma, o serviço de atendimento e acompanhamento social propõe que contribua com ideias e sugestões, fazendo-nos chegar as mesmas através do correio eletrónico ou diretamente na instituição, até dia 31 de dezembro de 2021.

Aceita este nosso desafio?

Equipa do SAAS

Outras Notícias