Centro de Dia

A Resposta Social de Centro de Dia teve início em 2015 com a capacidade para 40 Utilizadores, com Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social para 32 Utilizadores (desde 2018) com o objetivo principal de contribuir para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais.

Desta forma, na sua intervenção diária, a resposta social de Centro de Dia pretende:

  • Assegurar a satisfação das necessidades básicas dos Utilizadores, ao nível, da alimentação, higiene, estimulação cognitiva e promoção de interesses interpessoais;
  • Estimular e promover um atendimento individual personalizado em função das necessidades específicas de cada Utilizador;
  • Contribuir para a conciliação da vida profissional e familiar do agregado familiar;
  • Facilitar a articulação com os serviços disponíveis promovendo sinergias;
  • Retardar processos de dependência funcional e retardar a institucionalização.

Serviços Prestados e Atividades Desenvolvidas

O Centro de Dia presta um conjunto de atividades e serviços adequados à satisfação das necessidades e competências, designadamente:

  • Atividades culturais, lúdico-recreativas, de motricidade e estimulação cognitiva.

  • Nutrição e alimentação, nomeadamente, pequeno-almoço, almoço e lanche.

  • Administração de fármacos quando prescritos.

  • Articulação com os serviços locais de saúde, quando necessário.

O Centro de Dia quando necessário, pode ainda assegurar outros serviços complementares:

  • Cuidados de higiene pessoal, cuidados de imagem e tratamento de roupa.

  • Jantar e serviço de alimentação aos fins de semana e feriados.

  • Transporte para a realização de consultas e exames complementares de diagnóstico.

  • Podologia, entre outros.