Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, também designado por CAFAP, é uma Resposta Social prevista na Portaria 139/2013, de 2 de Abril que proporciona às famílias com crianças e jovens uma intervenção especializada que se centra nos desafios de ser família nos dias de hoje e nas estratégias melhor sucedidas para os enfrentar, nomeadamente, pela ativação das competências familiares e dos recursos da comunidade, através de uma equipa multidisciplinar que inclui profissionais da educação social, da psicologia e do serviço social, mas também da mediação e da terapia familiar.
Mensagem do Presidente
Uma família sempre foi e será um universo em construção muito próprio e especial. Compreendemos seus percursos e obstáculos, seus trajetos, alegrias e lágrimas. Trabalhamos para acompanhar e apoiar, abraçar o caminho de cada um destes universos tão especiais.
Continuemos o esforço.
Mensagem da Equipa
Ser mãe e pai é como fazer uma viagem sem um mapa. Às vezes, não temos a certeza do caminho a seguir e precisamos perguntar. Outras vezes, decidimos mudar o destino da nossa viagem. Temos tido o privilégio de acompanhar muitas viagens diferentes e aprendido com todas. Estamos disponíveis para a sua viagem. Esperamos que à chegada sinta pertencer a uma família mais feliz!
Que objetivos temos?
Quais as modalidades de intervenção disponíveis?
No CAFAP podemos encontrar diversas modalidades de intervenção que podem funcionar de modo individual ou combinadas entre si, de acordo com a situação de cada família. O CAFAP do Centro Social da Paróquia de Arcozelo desenvolve as três modalidades previstas na legislação. Assim:
- Preservação Familiar destinada a famílias com filhos, onde o objetivo essencial é permitir a continuidade das crianças/jovens no núcleo familiar, fortalecendo-o.
- Reunificação Familiar prevê uma intervenção com maior intensidade, muitas vezes em contexto comunitário e/ou domiciliário, que procura facilitar o regresso de crianças ou jovens (em condições de segurança física e emocional) quando previamente existiu uma saída da família, designadamente por decisão do Tribunal ou da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
- Ponto de Encontro Familiar decorre num espaço neutro e idóneo onde os vínculos familiares são mantidos ou restabelecidos, nomeadamente, em situações de separação e divórcio, sobretudo quando persistem conflitos entre pai e mãe (ou outros/as cuidadores/as), procurando garantir às crianças um convívio salutar com qualquer um destes.
Qual o modo de atuação?
Aquando do início da intervenção, seja por iniciativa própria ou através de um encaminhamento, procuramos explicar as diversas etapas. Assim, em primeiro lugar, realiza-se uma avaliação para melhor conhecer a família e adequar os nossos serviços aos seus pedidos.
Ao longo da intervenção, de acordo com a disponibilidade das famílias, dispomos das seguintes intervenções:
- Aconselhamento Parental
- Facilitação de Convívios entre pais/mães e filhos/as
- Grupos de Pais
- Intervenção Psicoeducativa
- Intervenção Psicossocial
- Mediação Familiar
- Terapia Familiar