21 Novembro 2022

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

Todos os anos, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (https://ewwr.eu/por/) centra-se num aspeto diferente, a fim de chamar a atenção para áreas com alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade. Em 2022, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos acontece de 19 a 27 de novembro e o tema são os “Têxteis”. E porquê os têxteis? Porque segundo os dados existentes “são a quarta categoria que mais utiliza matérias-primas e água, depois da construção, alimentação e transportes… e são a quinta em termos de emissão de gases estufa” (https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/fs_22_2017)

Se todos sabemos que nos encontramos numa sociedade de consumo, direcionada para uma realidade cada vez mais focada na imagem, também é verdade que há cada vez mais movimentos para a sensibilização e consciencialização para um planeta ecologicamente correto e sustentável, essencial para o bem-estar das próximas gerações. Considera-se ainda importante salientar, que para além desse bem maior, a reutilização dos têxteis será sempre uma mais-valia para o orçamento das famílias, nesta época em que reorganizar prioridades é essencial para fazer face às necessidades básicas.

Se, por ventura, já adota alguma medida neste sentido e/ou já transformou uma peça de roupa numa nova e/ou encontrou outra forma de reutilizar as mesmas, partilhe connosco e inspire outras pessoas a fazê-lo!!! Poderá enviar as suas experiências, ideias e/ou iniciativas para o seguinte endereço eletrónico geral@csp-arcozelo.pt, ao cuidado da equipa do SAAS.

Outras Notícias